bobby-3

O campeão mundial de jiu-jitsu Helder Medeiros está em João Pessoa para ministrar uma Conferência com o intuito de melhorar a qualidade de ensino e profissionalizar o Jiu-jitsu na Paraíba. O evento acontece a partir desta quinta-feira (21), em vários locais da Capital.

Detentor de seis títulos mundiais, quatro brasileiros, um Pan-americano e um Sul-americano de jiu-jitsu, ele vai inaugurar também a ONG Halavanca para utilizar o esporte como ferramenta de mudança de vida.

Hélder Medeiros, conhecido no meio esportivo como ‘Bob Esponja’, é o criador da equipe Halavanca Brazilian Jiu-jitsu, existente há cerca de dois anos, que conta com 21 filiais no Brasil, sendo 12 somente na Paraíba, quatro das quais de projetos sociais que beneficiam centenas de jovens carentes.

O atleta percebeu a necessidade da qualificação dos professores para a padronização do ensino de jiu-jitsu, por isso decidiu realizar o evento, que inclui um curso nos dias 21 e 22 deste mês, no Auditório da Estação Cabo Branco (teórico) às 9h e na Academia R1 (prático), às 14h.

Já o seminário e a graduação oficial dos alunos Halavanca serão no sábado (23), no Ginásio da Prefeitura de João Pessoa, às 9h e 14h, respectivamente. Ao final, no domingo (24), serão premiados os melhores do ano, entre professores, estudantes, academias e projetos sociais, no Palazzo Cristal Recepções, às 18h.

Hélder explicou que uma estrutura organizada e profissional é a chave para atingir os objetivos de sucesso de qualquer equipe. “A conferência Halavanca é um evento inovador no Estado e pioneiro no Brasil. São vários eventos dentro de um só e será o pontapé inicial na busca de tornar a Paraíba uma referência no esporte”, frisou o professor.

Cerca de 300 atletas estão aptos a participar da graduação de jiu-jitsu que acontecerá no sábado (23), às 14h, evento gratuito e aberto ao público que quiser assistir à cerimônia.

A professora Anna Carolina, integrante da equipe Halavanca, ressaltou a importância de qualificar e padronizar o ensino do jiu-jitsu. “Os professores recebiam a faixa preta e começavam a ensinar de forma aleatória. Queremos mudar isso e oferecer uma metodologia de ensino que seja respeitada mundialmente e sirva de parâmetros para avaliação reciclagem e aperfeiçoamento”, comentou.

Mais sobre Hélder ‘Bob Esponja’ Medeiros

Hélder Medeiros reside atualmente em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde é supervisor de um programa de ensino que atende escolas públicas e particulares, além de ser técnico da seleção juvenil dos emirados. Naquele país, o ensino da modalidade faz parte do currículo escolar obrigatório.

O atleta é professor de campeões como Antônio Carlos Cara de Sapato Júnior, detentor do título dos pesos pesados no UFC Brasil 3 e que atualmente luta na categoria dos meio pesados no UFC. Helder teve sua formação no Jiu-jitsu através do lutador de MMA na categoria meio-médio do UFC, Demian Maia, o terceiro no ranking mundial nessa modalidade. Além disso, também foi aluno dos Mestres e fundadores da equipe CheckMat de jiu-jitsu, os irmãos Leonardo e Ricardo Vieira.

Fonte: wscom.com.br